segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Intoxicação por Digoxina


A intoxicação por digitálicos acaba sendo um evento não raro, devido a proximidade entre a dose terapêutica e a dose tóxica. Nos idosos acaba sendo ainda mais frequente devido ao fato da digoxina ter uma meia vida maior, de 4 a 6 dias. As manifestações clínicas comuns desse quadro são: náuseas, vômitos, alucinações visuais, confusão mental, vertigens, insônia, dor abdominal e diarreia. Este diagnóstico deve sempre ser cuidadosamente pesquisado em pacientes que fazem o uso dessa medicação.

Doses tóxicas de digoxina podem acarretar graves arritmias, devido seu mecanismos de ação que age inibindo a bomba Na+/K+ ATPase,  e assim inibindo o gradiente de concentração do processo de difusão facilitada Na+/Ca++, com aumento de Ca++ intracelular. Os digitálicos podem ainda, através de um estímulo vagal ou no nó aurículo-ventricular (AV), agir promovendo um efeito cronotrópico negativo.

A arritmia é decorrente da intoxicação, que pode ter sido causada pelo uso concomitante de furosemida, fazendo uma depleção do potássio. Níveis elevados de digoxina aumentam o cálcio intracelular que pode levar a arritmias pós-potenciais tardios. A intoxicação pode cursar tanto com taquiarritmias como com bradiarritmias (devido ao predomínio de um dos dois mecanismos de ação explicados acima), a taquicardia atrial pode estar presente devido a um automatismo atrial criado pelo bloqueio AV.

Algumas das arritmias que podem ser observadas no ECG são: taquicardia atrial, fibrilação atrial e flutter atrial, bloqueio AV de segundo grau, taquicardia juncional, extrassístole ventricular, taquicardia e fibrilação ventricular. Um achado frequente são as alterações na repolarização que aparecem como inversão da onda T, comumente chamada de onda T em colher de pedreiro.



Carolini Cristina Valle
Acadêmica de Medicina (4° ano)


2 comentários:

  1. Não sou médico, mas me ajudou bastante, uma vez que minha mãe teve todos os sintomas descritos na matéria acima e a levei ao hospital e os médicos a internaram para a desintoxicação.
    Obrigado pelas informações.
    E a propósito, quantos dias são necessários para essa desintoxicação digitálica???
    Obrigado mais uma vez.
    Carlos Serrão.

    ResponderExcluir
  2. Não sou médico, mas me ajudou bastante, uma vez que minha mãe teve todos os sintomas descritos na matéria acima e a levei ao hospital e os médicos a internaram para a desintoxicação.
    Obrigado pelas informações.
    E a propósito, quantos dias são necessários para essa desintoxicação digitálica???
    Obrigado mais uma vez.
    Carlos Serrão.

    ResponderExcluir

Concorde, discorde ou apenas contribua com suas suas palavras! :D