sábado, 16 de março de 2013

Sarcoma de Kaposi


O Sarcoma de Kaposi foi uma das primeiras doenças oportunistas reconhecida na infecção pelo HIV e ainda é a neoplasia maligna mais comumente associada à SIDA. A idade média dos pacientes vítimas do SK/SIDA varia em torno de 38 anos.

Em pacientes com SIDA, apresenta-se como tumores vinhosos, freqüentemente elevados. O local mais comum de acometimento inicial é a pele. As lesões cutâneas podem ser maculares, platiformes, papulares ou nodulares, com dimensões que variam de alguns milímetros até placas confluentes enormes ou nódulos de dez centímetros ou mais.

O SK também pode envolver gengiva, língua, amígdalas, faringe e traquéia, podendo interferir com deglutição e a fonação, resultando na perda dos dentes ou obstrução das vias aéreas superiores. Além disso, há envolvimento de linfonodos em mais da metade dos casos dos pacientes com SIDA, bem como, acometimento do trato gastrointestinal, em mesma prevalência. Na maioria dos casos, o comprometimento gastrintestinal é assintomático, porém o SK pode causar obstrução, sangramento e dor e envolver todos os segmentos do tubo digestivo.

A doença pode, ainda, comprometer a função pulmonar, a partir de lesões que podem se localizar em parênquima pulmonar, árvore brônquica ou pleura. O envolvimento da pleura ocorre em até 70% dos pacientes com SK pulmonar e leva à formação de derrame pleural, geralmente hemorrágico. A partir do diagnóstico de SK pulmonar, a sobrevida do paciente diminui consideravelmente, e o óbito ocorre por insuficiência respiratória.

Caroline Frazão Scheffer de Mello
Acadêmica de Medicina (4° ano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorde, discorde ou apenas contribua com suas suas palavras! :D